![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP23gAAqE6wWy4jjzzBntTtdkYxjowhgvwGap1g4dG0O-O46L2Q83Uo9WnGJEtq2TFIamy-I51yR9JsikMIYeSndT14EVIbNmDNIgezdhiMs5EglcVC-LIs0i28SeIfGv3WrafKlCRnUk/s400/1752138.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWS7vPm9MbE_DD8KnAgFMOfBR-K-rorOVDuZSqWcQMBEtG6V9XUKKUqGnxFK8iO7UCiJtmgFVuDnswNe-LiHSnK3hyphenhyphenkQJvVFoXP4C99_pzmr7mE2AHzUHoZOJSlz1CbdCSLtIzFbSiMG4/s400/DSC_6445.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmaDc6eZlfuewBiAzqycleC0l9Mi5IIa8OvzHfmxMNQOcPJHBH-xU8zz9RF_2VISLTbWDa6W5Pg2NFrBBhlXZnvEQ-Xzkkz70Qslg1UBokthnHhiR2gb_r4PMRuGv3OVAmt1ujZJWyPcc/s400/DSC_6456.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyNrX061LQSmlIqoOu5qT4ubslB5nqFgT2FpUjqE0rV5YRRUEzEmicKNUzZuEi2VjqG7jJHEpWSWMqgi8K4bdiSeMfhMUetMc1B2dG0DcCYLYwabJ6-KzXX2lZ67BA-oK8yambd5IKRx4/s400/DSC_6452.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6LmHisWwiUCDaooJWgoSVUS2De4PJ7gIxji4fm-CaDNoii-tnh_DAb3Pwj4so96Aez7icmbK0dYa-gyJr2kBQcKHXzy1T1GYOCg_IJnEVZnJ8pdZfNMAGEQqN8gORftb_655_sdKSNRU/s400/DSC_6462.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq5rRzqSTzRBCEO7DChZNRl0j9hjUD16DrQG4XGn14sincFHSjFcRgPg4ORnT27i-kZ4Iy1gH3r49g1uYy4WwEjK_oGlWmW17T20gc6D0i_PEXRBlyIZ3gjMOq27Pf0MTD1YDOsCFAYpc/s400/DSC_6459.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaWG6OGnF9hojOJno9c3ul_pBFBK00orvyGY4N8hjuGV5EgzGBdWxZHQY0Kz5iua0RHSZfccbNz54n9BEI_s5DvhndEKqamVlfJ-qzrODGgHtO9yyxt6dl5mdnogcqu_E6Uv6UKWXLLaw/s400/DSC_6474.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTgnJQM44zU4R_XeKueLV_EDTApQLXmNT1v96azwaX6XeSZzicTmaQnJMCjt9yn2CVIc06fEZXcaXUIYZT3cybeHrzR7XGMXZgWh3lT8VA103VseTCZoDfSTOjjt_lFO8SmK3jEWGD-74/s400/713066.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRjpnYuxy1KzkJ9-xmw77xdZiNrxbanWBQTwc7mIozDGAdptUHHeXABkzpPs7xsNd3pXcwrmz7wEC22IAvXQPsxg29r1vav1xHUDs4ETluCUifdf_V6vnYDLu7g7cqNJ80blnLCKJ9hXk/s400/850723.jpg)
A instalação de um farol no Cabo Sardão já integrava um plano de farolagem datado de1866, no entanto, a sua construção apenas se iniciou a partir de 1902, tendo entrado em funcionamento a 15 de Abril de 1912. Electrificado em 1950, foi ligado à rede pública de distribuição de energia eléctrica em 1984.
O farol apresenta-se com uma torre quadrangular branca, com 17 metros de altura, construída em alvenaria e encimada por uma lanterna cilíndrica vermelha. Foi construído com a torre do lado de terra, ao contrário de todos os outros faróis com estruturas e localizações similares.
Curiosidade: Até aos anos 50, o serviço de entrega e recepção de correio do farol era feito por uma estafeta, cujo vencimento era de 200$00 mensais, destinado a retribuir «16 viagens por mês, a pé, de mais de 20 quilómetros cada, e por péssimo caminho, parte dele quase intransitável no Inverno», viria pouco mais tarde a ser aumentada para 300$00 (testemunho recolhido junto do faroleiro de serviço do Farol de Leça, em Março de 2009).
Localização - Cabo Sardão/Ponta do Cavaleiro/São Teotónio/Odemira
Coordenadas - Latitude, 37º 35' 8'' Norte; Longitude, 08º 48' 9'' Oeste
Estrutura - Torre quadrangular branca, com edifício anexo
Altura da torre - 17 metros
Sistema iluminante - óptica em cristal, direccional rotativa
Luz - branca
Alcance luminoso - 23 milhas
Ano de estabelecimento - 1912
"O lugar convida a passeios equestres, mas o automóvel dá bem conta do troço de estrada alcatroada que leva ao Cabo Sardão. Em se ultrapassando o casarão fantasmagórico do farol, respeito: temos diante dos olhos a natureza em estado puro e bruto, com a rocha xistosa a despenhar-se quase a pique no oceano. Entre as garras do gigante sáurio adormecido, as águas formam um abismo verde salpicado por borbotões de espuma; é uma visão solene e esmagadora, que o pio das gaivotas sobrevoando os rochedos torna quase lancinante."
Regina Louro, Baixo Alentejo