Farol da Ponta do Pargo | Ilha da Madeira



Localização - Extremo oeste da Ponta do Pargo, Ilha da Madeira
Posição - Latitude, 32º 49' Norte; Longitude, 17º 15,7' Oeste
Estrutura - Torre quadrangular pintada de branco, com edifício anexo
Altura da torre - 14 metros
Sistema iluminante - óptica em cristal, direccional rotativa
Luz - branca
Alcance luminoso - 26 milhas
Altitude - 312 metros
Ano de estabelecimento - 1922


"Nome curioso! Parece que ao contornarem o rochoso pedaço de terra que a pique cai sobre o azul esverdeado do mar, na zona ocidental da ilha da Madeira, os primeiros navegadores e povoadores, entre os quais Garcia da Câmara, genro de João Gonçalves Zarco, pescaram um dos peixes mais abundantes destas águas atlânticas, o pargo.
E assim nasceu, no alto de um imponente rochedo sobranceiro ao mar, a Ponta do Pargo, actual freguesia do concelho da Calheta, localizada numa vastíssima planície de 22km2 de área. Marcada pelo seu charme, pelo silêncio e pela calma, pela hospitalidade dos seus cerca de mil habitantes, a Ponta do Pargo é uma atraente vila onde sobressai, no meio da verdejante planície e dos edifícios típicos das pequenas povoações, um farol: o da Ponta do Pargo.
Situado na Ponta da Vigia, que se debruça 300m em escarpa sobre o mar, o farol entrou em funcionamento em 1922. Ao longo dos anos o farol foi alvo de melhoramentos, tendo sido electrificado com energia da rede pública em 1989. Dez anos mais tarde foi classificado como património local de valor cultural possuindo, desde 2001, um pequeno pólo museológico muito interessante."
Por João Costa e Silva in Revista Itinerante n.º 2, Março de 2010