Farol da Ponta do Altar | Lagoa




Localiza-se no promontório da Ponta do Altar, a nascente da boca do porto de Portimão, a cerca de 7 km a Sul-Sueste da cidade, na freguesia de Ferragudo, Concelho de Lagoa, Algarve, Portugal.


Apresenta-se com uma torre quadrangular branca, na fachada sul da habitação, com cunhais em granito.


O edifício é composto por uma casa branca de faroleiros, elevando-se, na sua fachada Sul, uma discreta torre quadrangular, com 2,7 m de lado, sobre a qual se instala uma lanterna vermelha circular, coroada por um cata-vento e pára-raios.

Em 2008 foi instalado um sistema de controlo de tráfego marítimo (VTS), junto do farol da Ponta do Altar, materializado numa grande torre de betão. Trata-se de um sistema essencial para diminuir o risco de naufrágios, estimando-se que reduza em 65% a probalidade de acidentes náuticos. O VTS assegura o controlo de todo o tráfego marítimo até 50 milhas náuticas da costa, tendo como principais objectivos melhorar a segurança e a gestão do tráfego marítimo, além de preservar o património ambiental.


Localização - Ponta do Altar/Ferragudo/Lagoa
Coordenadas - Latitude, 37º 06' 03'' Norte; Longitude, 05º 42' 8'' Oeste
Altura da torre - 10 m
Altitude - 32 m
Sistema iluminante - óptica fixa
Luz - vermelha FI R 5s
Alcance - 14 milhas
Ano de estabelecimento - 1893

"Tudo emudeceu como num conto de fadas. Pouquíssimas estrelas no céu, e essas mesmas bêbadas de luar. A vila amortalhada em branco e neve. O farol da canhoneira reflecte-se na água em profundíssima língua de fogo; (...) e o farol da barra quase se apaga no horizonte, mas cintila na água como diamante. Não iria desaparecer subitamente aquele cenário de lenda fantástica? (...) O farol da Ponta do Altar, com o brilho insistente e límpido de um astro, estrelava-se no mar negro e quieto."

Teixeira-Gomes, Regressos